Os benefícios que o autoconhecimento nos traz na vida profissional
O autoconhecimento é o estudo aprofundado e minucioso daquilo que somos e
daquilo que representamos.
Ele se faz necessário a partir do momento em que promove uma melhor
compreensão das nossas habilidades, fortalezas, virtudes e valores. Dessa
forma conseguimos discernir qual é a nossa vocação profissional e fortalecer
nossa autoestima.
O autoconhecimento nos permite entender nossos sentimentos e anseios e
perceber como eles interferem em nossa vida. Assim conseguimos observar
quais situações no dia a dia nos causam conflito ou felicidade.
Você tem dificuldades para lidar com seus líderes e os demais funcionários?
Se sente improdutivo e diminuído em relação aos outros colegas?
Conhecendo seus próprios sentimentos, o profissional se torna capaz de
identificar seus verdadeiros valores e traçar uma carreira adequada para si.
Conheça alguns benefícios que você pode ter no trabalho ao aprofundar o seu
conhecimento em si.
Ajuda a reconhecer pessoas negativas
É importante lembrar que somos influenciados diretamente pelo meio e pelas
pessoas ao nosso redor. Por isso, cerque-se de pessoas positivas e que
apoiam umas às outras.
Mais facilidade para traçar objetivos e metas claras
Ele ajuda a conhecer seus interesses e habilidades, a saber qual tipo de
trabalho você tem mais potencial para realizar. Assim, fica mais fácil traçar um
objetivo e estabelecer metas claras.
Melhora seu relacionamento interpessoal
Pessoas que trabalharam o autoconhecimento conseguem se comunicar de
forma mais assertiva, diminuindo os problemas e transformando o ambiente de
trabalho em um local mais harmonioso.
Promove Inteligência Emocional
Te ajuda a entender melhor seus próprios limites, dessa forma, é possível agir
com maior resiliência, lidar melhor com imprevistos e gerenciar crises no
trabalho sem sofrer com estresses ou agir por impulso.
Consciência dos pontos fortes
O autoconhecimento proporciona a possibilidade de entender quais os seus
pontos fortes, o que traz mais segurança para você no ambiente de trabalho e
ajuda a se livrar da “síndrome do impostor”.
Permite aprimorar as suas habilidades
O processo também mostra quais habilidades precisam ser melhoradas e quais
as suas limitações no ambiente de trabalho. Assim, fica mais fácil buscar
conhecimentos e soluções.
Promove a colaboração
Nos mostra que todos os indivíduos são importantes para o desenvolvimento
do negócio e contam com suas habilidades e talentos individuais.
Luciana Tudeia e Lidiane dos Anjos
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