Precisamos falar e refletir sobre o Setembro Amarelo


Primeiro vamos concordar que é sim importante que exista um mês de conscientização e combate ao suicídio. Certo? Dito isso, vamos pensar um pouco sobre o assunto.

Questões de saúde emocional como a depressão e o suicídio, são problemas de saúde pública, psicossocial, política e até mesmo cultural, que deve ser tratadas para além da conscientização do Setembro Amarelo. 

Os cuidados com a mente envolvem diversas práticas e precisam de ações políticas e sociais que de fato auxiliem no combate ao suicídio. Nós não podemos apenas informar as pessoas e deixar o trabalho todo nas mãos delas. 

Isso porque além de a questão pedir mais aprofundamento, ela também precisa de toda uma estrutura capaz de oferecer a assistência multidisciplinar de qualidade que a nossa sociedade tanto precisa. 

Sem contar que a prevenção do suicídio também passa pela redução de questões político-sociais como, por exemplo, o desemprego, a fome, o racismo, o machismo e vários outros problemas que maltratam a nossa população. 

Não basta incentivar que as pessoas peçam ajuda. Isso é sim extremamente importante! Mas cuidar da saúde emocional não se limita a apenas esse gesto.

O que você pensa sobre o assunto?


Positivamente,

Casinha 🌼




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seu filho tem medo de usar o vaso sanitário?

Mulher no Espelho (Pablo Picasso)

O que acontece quando a mãe não está emocionalmente presente?