5 sinais de alerta suicida e o como ajudar a pessoa em sofrimento


A suspeita de que alguém próximo está passando por tanto sofrimento a ponto de ter pensamentos suicidas, pode ser bastante desafiadora. Mas com jeito e afeto você pode ajudar essa pessoa. Comece se atentando a alguns possíveis sinais, como:


TRISTEZA EXTREMA E ISOLAMENTO: São sinais de depressão que com o tempo pode levar ao suicídio.

FRASES DE ALERTA: “Eu não aguento mais”; “Eu preferia estar morto”; “Eu sou um fracasso"; “Os outros vão ser mais felizes sem mim”; "Sou um peso para todo mundo”.

ABUSO DE BEBIDAS, DROGAS E REMÉDIOS: É um comportamento de fuga da realidade que gera prazer imediato.

RESOLUÇÃO DE PENDÊNCIAS: Como se fosse fazer uma viagem longa, a pessoa paga dívidas, se despede de pessoas, se desfaz de coisas, etc. É sinal de que o suicídio já foi definido.

MELHORA APARENTE: Se a pessoa tem uma melhora repentina, fique atento. Não é porque ela deixou de demonstrar tristeza, que ela está mesmo se sentindo melhor.


Para ajudar essa pessoa que apresenta um ou mais desses sinais, o primeiro passo é demonstrar empatia, buscando acolhê-la e tentando compreender os seus sentimentos e pensamentos. Por isso, pergunte a ela como está o seu humor e, se ela se abrir, pergunte o que a entristece sempre ouvindo com atenção para tentar identificar como estão os seus pensamentos. Nesse momento, evita julgamentos o máximo que puder.

Em seguida o que você pode fazer é incentivar a pessoa a buscar ajuda profissional adequada, dando todo o apoio que ela precisa. Se você entender que a pessoa está sendo resistente a essa ideia, não perca a paciência. Nesse caso busque ajuda você mesmo, para receber orientação profissional de como conduzir essa situação da melhor maneira.

Agora se você identificar que é uma situação de suicídio eminente, antes mesmo de buscar ajuda retire tudo o que a pessoa pode usar de ferramenta conta si.

Se é você quem precisa de ajuda e não sabe a quem recorrer, ligue 188 e peça ajuda. O Centro de Valorização a Vida - CVV está sempre disponível para te ajudar. 💛


Positivamente,

Casinha 🌼 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seu filho tem medo de usar o vaso sanitário?

Mulher no Espelho (Pablo Picasso)

O que acontece quando a mãe não está emocionalmente presente?