A terapia é aliada na construção de masculinidades mais saudáveis


Todos já sabemos o quanto a masculinidade tóxica (com todos os tabus e agressões que ela carrega) é letal para as mulheres. Mas a verdade é que apesar da sua violência ser alarmante contra elas, as questões da masculinidade também ferem e matam os próprios homens.

As crenças de que homem não chora, de que homem é forte, de que homem deve passar por tudo calado, de que se cuidar fisicamente e emocionalmente é "coisa de mulher" e várias outras crenças, são extremamente nocivas à saúde deles.

Um exemplo claro dos efeitos de tantos tabus acerca da masculinidade são os dados do Ministério da Saúde, do ano de 2022. Esses dados indicam que os homens cuidam seis vezes menos da própria saúde do que as mulheres. E infelizmente não para por aí. Em 2019 a Organização Mundial da Saúde (OMS) já afirmava que os homens representam 76% dos casos de suicídio no Brasil. Isso é muito grave.

É urgente que, enquanto sociedade, a gente consiga criar espaços para conversar sobre as questões da masculinidade. A psicoterapia é uma ótima aliada para essa missão. Ela oferece um ambiente acolhedor e sem julgamentos, para ouvir, amparar e convidar esses homens à autorreflexão.

Assim, aos poucos, com a desconstrução dos tabus, o autoconhecimento e o entendimento das suas emoções, os homens encontrarão os caminhos para viverem uma masculinidade mais saudável para todos nós.


Positivamente,

Casinha 🌼

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seu filho tem medo de usar o vaso sanitário?

Mulher no Espelho (Pablo Picasso)

O que acontece quando a mãe não está emocionalmente presente?