Como a Positividade Tóxica pode nos afetar


Em uma atualidade onde somos constantemente estimulados a fugir e ignorar nossas emoções, em prol de sustentar fragilmente uma felicidade forçada, se torna realmente difícil escapar dos efeitos colaterais da Positividade Tóxica. 

Esses efeitos se manifestam em nossos corpos e mentes, porque ao suprimirmos nossas verdadeiras emoções elas são somatizadas e acabam encontrando uma forma de se refletirem em nós.  Seja através de algum desconforto como uma dor de cabeça persistente, uma insônia frequente, uma gastrite nervosa, oscilações radicais de humor ou até mesmo em forma de depressão.

Quantas vezes nos últimos tempos você se viu com algum desconforto ou sintoma como esses, sem entender de onde ele surgiu?

Se a resposta é "algumas", talvez seja a hora de botar o pé no freio e observar como você tem lidado com as suas emoções.  Você foge delas ou as acolhe? Com qual frequência você ignora o que sente? E com qual frequência valida? Você julga as suas emoções? Senti-las é frustrante para você? Se sim, por quê?

Nos observar é muito importante, principalmente quando também somos atropelados pelo ritmo acelerado de nossas rotinas, quando a necessidade de estar bem o tempo inteiro (e de ser produtivo o tempo inteiro, não é?) entra em nossa mente sem pedir licença e quando a comparação com a vida de quem acompanhamos nas redes nos sufoca. Se você sente que nada vai bem e que está prestes a explodir, se permita pisar no freio e apenas se observar.

Então eu te proponho um exercício:

Faça um chá, se aconchegue em um lugar que te dá paz, respire fundo, silencie o mundo exterior e se conecte com as suas emoções. Olhe nos olhos de cada uma e tenha uma conversa franca com elas. O que elas lhe dizem? Faça algumas anotações e olhe para elas. O que você pode fazer com esses "recados"? Você é capaz.

Só encarando o que sentimos é que alcançamos a chave para trancar a Positividade Tóxica (e todas as suas consequências) do lado de fora das nossas mentes.

E lembre-se: a psicoterapia estará sempre a sua disposição. 

Você já sentiu algum impacto da Positividade Tóxica na sua vida?


Positivamente,

Casinha 🌼

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seu filho tem medo de usar o vaso sanitário?

Mulher no Espelho (Pablo Picasso)

O que acontece quando a mãe não está emocionalmente presente?