Alcoolismo sem tabu: o que precisamos saber

 



Antes de tudo, vamos combinar de deixar os tabus e julgamentos de lado para entender que o alcoolismo é uma doença crônica, que é considerada um problema grave de saúde pública, pelo seu potencial de desencadear vários outros problemas não só de saúde, mas também sociais.


Estudos apontam que 26,4% dos brasileiros consomem álcool pelo menos uma vez por semana. Nesse grupo 18,8% consumem de forma abusiva.


E vários fatores podem provocar esse comportamento, entre eles estão: a necessidade de beber para socializar, o fator genético, o perfil emocional do paciente, fatores psicossociais, o ambiente onde cresceu ou em que vive e até mesmo alguns gatilhos emocionais.


É fundamental lembrar que o paciente que sofre com o alcoolismo é muito mais do que o estigma criado em relação ao vício. E por trás dos altos e baixo da doença, existe uma pessoa precisando de ajuda.


Embora não exista cura para a doença, o tratamento do alcoolismo é uma excelente saída para uma vida mais feliz e saudável. Mas para que seja eficiente, ele deve ser feito com a orientação de profissionais da psiquiatria e da psicologia, podendo envolver uma equipe médica multidisciplinar.


Também é importante lembrar que, por mais desafiador que o enfrentamento ao alcoolismo possa ser, o paciente deve sempre ser tratado com respeito, empatia e acolhimento. E que a presença da família ou amigos é um dos pilares em sua caminhada.


Por fim, saiba que a psicologia é uma aliada dessa causa.

Então se precisar, não hesite. Procure ajuda profissional!


Positivamente,

Casinha 🌼


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seu filho tem medo de usar o vaso sanitário?

Mulher no Espelho (Pablo Picasso)

O que acontece quando a mãe não está emocionalmente presente?