Nostalgia e saudade são a mesma coisa?


A resposta é não. Nostalgia é a lembrança, muitas vezes acompanhada da sensação de saudade, de algo que não pode mais acontecer. Como a idealização de uma época que vivemos.

Já a saudade, apesar de também existir simbolicamente, é algo mais material. Ou seja, você pode aliviar a saudade que sente de alguém ou da sua cidade favorita, por exemplo. O que no caso da nostalgia é mais difícil. Como você iria matar a saudade das férias que passou na casa dos seus tios no verão de 1993? Isso é bem improvável de acontecer.

Antigamente a nostalgia era interpretada como algo negativo, por ser bastante associada à tristeza e à melancolia. Mas assim que a ciência pôde investigar melhor a nostalgia, essa percepção mudou.

Isso porque foi comprovado que ela libera em nosso corpo hormônios de felicidade e satisfação. O que torna a nostalgia agradável e até positiva para a nossa saúde.

Agora pare e pense: o que te traz aquela nostalgia gostosa, que bota até um sorriso leve em seu rosto? Você sempre pode acessar essa memória boa.


Positivamente,
Casinha 🌼


Fonte: Revista Vida Simples. Artigo - Por que sentimos notalgia?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seu filho tem medo de usar o vaso sanitário?

Mulher no Espelho (Pablo Picasso)

O que acontece quando a mãe não está emocionalmente presente?